Por que contratar uma Administradora de Condomínios?

Por que contratar uma Administradora de Condomínios?

Compartilhe Este Conteúdo!

Olá! Eu sou o Paulo André Rodrigues, Sócio-Fundador da Condorama e neste conteúdo vou explicar por que contratar uma administradora de condomínios vai evitar muita dor de cabeça para o síndico e moradores.

A gente já falou sobre o que uma administradora de condomínios faz e também que, na teoria, o condomínio não é obrigado a ter uma.

Afinal de contas, na teoria, o síndico pode ele mesmo gerenciar a conta do condomínio, recolher os impostos (tipo PIS, o COFINS, o ISS), transmitir a SEFIP, Conectividade Social, cumprir as obrigações acessórias como a DIRF e a RAIS…

Mas pensa bem, será que vale mesmo a pena não ter uma administradora? Sinceramente, eu te digo com muita ênfase que NÃO – e vou falar aqui três razões para isso.

Geralmente, os condomínios que optam por não ter uma administradora têm a intenção de “cortar despesas”. Mas você já ouviu aquela expressão que diz que o barato pode sair caro? É exatamente isso que está em jogo aqui.

Em poucos segundos, olha só quantas responsabilidades eu mencionei ali atrás. Todas elas são extremamente importantes, requerem um conhecimento bem específico e um controle muito rigoroso de prazos, de dados e de informações.

3 razões para contratar uma Administradora de Condomínios:

Primeira razão

A Primeira razão, é que o custo de administradora é muito pequeno dentro da realidade condominial. Sendo assim, é um custo relativamente baixo para uma prestação de serviços bem complexa (contas a pagar, contas a receber, departamento pessoal, setor fiscal, setor contábil, compliance).

É claro que cada caso é um caso, mas muitas vezes a taxa da administradora não chega a 5% da arrecadação do condomínio.

Segunda razão

O síndico que não tem o suporte de uma administradora vai focar sua gestão muito mais em tarefas burocráticas do que naquilo que é realmente importante, que é o dia a dia do condomínio, o trato com os moradores, com os funcionários e o planejamento das melhorias podem ser implementadas naquele espaço – afinal de contas, o que as pessoas querem do síndico é que ele melhore a qualidade de vida do lugar e a estrutura do edifício.

O profissional que está focado em papelada dificilmente vai ter a energia para priorizar essas coisas.

Terceira razão

Quando as funções administrativas não são delegadas a um especialista, é muito provável que você ou erre ou deixe de fazer alguma coisa que você deveria ter feito, o que pode te causar um prejuízo enorme lá na frente. Um imposto que você recolhe errado aqui, uma obrigação acessória que você não entregou ali, tudo isso pode gerar autuações, fiscalizações, multas e vários outros problemas gravíssimos lá na frente – e aí a economia que você supostamente fez atrás vai para o espaço. Você acaba gastando dezenas ou até centenas de vezes mais para consertar essas besteiras. Além disso, nunca é demais lembrar que o síndico pode ser responsabilizado cível e até criminalmente dependendo do que acontece de irregular. É uma coisa muito séria.

Por isso, fica aqui a recomendação: não cometa o erro de não ter uma administradora no seu condomínio.

Portanto, contratar uma administradora de condomínio é a garantia de que você terá profissionais cuidando das obrigações legais a um custo muito razoável e que você vai ter o tempo e o suporte para melhorar seu condomínio, que é a coisa mais importante que você tem que fazer.

Um abraço e até a próxima!

Paulo André Rodrigues

Paulo André Rodrigues

CEO da Condorama, advogado especialista em direito imobiliário e gestão condominial. Ajudo condomínios a terem uma gestão profissional para que seus moradores vivam melhor pagando menos.
Conteúdos Relacionados