O erro mais básico em assembleias de condomínio

O Erro Mais Básico em Assembleias de Condomínio

Compartilhe Este Conteúdo!

Olá, eu sou Paulo André Rodrigues, Sócio-Fundador da Condorama e no conteúdo de hoje eu vou comentar sobre o erro mais básico que síndicos cometem em assembleias de condomínio.

Assembleia de Condomínio é um assunto que rende demais e a gente ainda vai falar muito aqui no canal sobre ela.

A assembleia é o momento mais importante do condomínio, já que é previsto em lei como meio de tomada de decisões cruciais como a eleição de síndico e do conselho, a definição do orçamento, e a prestação e aprovação de contas.

A assembleia é muito mais do que uma reunião de condomínio, como ela é comumente chamada. Ela é considerada o órgão soberano da instituição condomínio e o que se delibera nela gera efeitos perante todos os condôminos.

O assunto é muito vasto, muito detalhado e infelizmente é muito comum ver erros cometidos nestas reuniões. Erros por falta de conhecimento, por falta de cuidado ou por falta de atenção a detalhes que fazem toda a diferença.

Mas eu queria focar aqui no que eu considero o erro mais primário de todos, que começa bem antes da assembleia em si e que pode levar até a anulação dela, por exemplo.

Eu estou falando da não convocação de condôminos, principalmente por conta da falta de atualização de cadastro nos condomínios.

Pessoal, em um condomínio pessoas se mudam o tempo todo, imóveis são vendidos, alugados arrematados, às vezes simplesmente ficam vazios sem mudar o proprietário… e a administração do condomínio, seja ela ele de pequeno ou de grande porte, tem que ter um controle estrito sobre isso.

É preciso ter um cadastro muito bem atualizado sobre quem são os condôminos copropietários, onde eles moram, qual é o endereço de correspondência deles, qual é o endereço de e-mail deles.

Parece uma coisa muito básica, mas você não vai acreditar no quanto é comum condomínios que simplesmente não controlam esse tipo de coisa.

Por isso, Síndico, é que você tem que instituir uma rotina de atualização cadastral. Todo início de ano, por exemplo, roda um formulário com dados básicos de identificação e contato e pede para cada apartamento preencher, Além disso, sempre que houver uma mudança, exija de quem está entrando que forneça essas informações. Sua administradora pode e deve te ajudar nisso – aliás, se ela é uma boa administradora eu tenho certeza de que ela já adota esse procedimento.

Se esse controle não é bem feito, as chances são que alguns condôminos não estão sendo convocados para as assembleias. Eles podem se sentir lesados por essa situação e pleitear inclusive a anulação das decisões tomadas, o que é uma coisa extremamente negativa para a gestão.

Um bom síndico é aquele que tem controle e conhecimento sobre tudo relacionado no condomínio e esse com certeza é o primeiro passo a ser tomado nesse sentido.

E você? Seu condomínio tem algum procedimento de atualização cadastral periódica ou você nunca parou pra pensar nisso? Comenta aí que eu quero saber!

Grande abraço e até a próxima!

Paulo André Rodrigues

Paulo André Rodrigues

CEO da Condorama, advogado especialista em direito imobiliário e gestão condominial. Ajudo condomínios a terem uma gestão profissional para que seus moradores vivam melhor pagando menos.
Conteúdos Relacionados